BOAS VINDAS!

Obrigada por visitar meu blog! Espero que tenha gostado! Dúvidas e comentários serão respondidos com atenção. Para ler todos os posts de uma história, é só clicar nos marcadores!



YAMÊ ARAM

sexta-feira, 24 de junho de 2016

GARANTIDO E CAPRICHOSO


Parintins está hoje mais dividida do que nunca, pois hoje será a primeira noite do festival folclórico, umas das maiores festas populares do mundo. que é a maior manifestação cultural da ilha tupinambarana, onde acontece a disputa dos dois bois bumbas que dividem também o coração da população do povo amazonense.

Parece que estou ate ouvindo  e sentindo a agitação da cidade, todos só falando no  boi, e em como a cidade está lotada de gente, e como estão lindas as alegorias dos bois, de que musica irá ganhar como melhor toada, brigando por quem irá ganhar a festa, e toda a euforia que antecede a maior disputa daquela ilha localizada no meio do rio Amazonas.

As ruas também sempre anunciam a grande festa da disputa dos bois, pois ficam todas enfeitadas com fitinhas da cor do boi por qual cada cidadão torce, mas também tem rua que fica toda vermelho e branco, e outras toda em azul e branco. Fora que tem torcedores tão fanáticos, que nem o azulejo da piscina leva a cor do boi contrário.

Mas o melhor vem no dia da contagem dos votos, que depois que é anunciado o boi vencedor,  os torcedores do boi perdedor revoltados com o resultado, chegam a morrer de infarto, e vão parar no hospital com princípio de infarto no coração, fora os que desmaiam, ficam loucos, querem bater nos torcedores do boi ganhador. Antigamente ninguém podia nem andar com roupas com as cores dos bois, para poder não apanhar dos torcedores revoltados.

Hoje estou aqui na Bahia, imaginando como deve estar pegando fogo, nessas últimas horas que antecedem o início da grande disputa dos dois bois bumbas de Parintins. Torço para que os tambores de Garantido e Caprichoso rufem eternamente a disputa e a guerra desses dois bois, que alegram e dividem a cidade do parintintins, mas que também a unem numa unica arena, onde todos são um, e um tem que assistir o outro dançar sem se manisfestar para não tirar ponto de sua  torcida, e assim, ajudar seu boi a ganhar a festa.

Foto tirada do site g1.globo.com

Google+ Badge

Google+ Followers

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguidores

Follow by Email

Google+ Followers