BOAS VINDAS!

Obrigada por visitar meu blog! Espero que tenha gostado! Dúvidas e comentários serão respondidos com atenção. Para ler todos os posts de uma história, é só clicar nos marcadores!



YAMÊ ARAM

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

TAMBAQUI ASSADO



       O Tambaqui é um dos peixes mais saborosos que existe no Amazonas. Essa foto eu roubei do face da minha Tia, na verdade, eu queria mesmo era ter roubado essa banda de Tambaqui assada, e comer ela todinha amassada com bastante farinha e umas duas pimenta murupi. Hum...minha boca fica até cheia d'água só de imaginar!

       Olha, você pega a  parte da costela antes de todo mundo, pois é região mais gordurosa, e mais saborosa de todas! Caboclo tem a gir assim, ser rápido na hora de comer pra poder pegar o melhor pedaço, nisso eu nunca tive dificuldade. Sempre me dei bem, até porque, eu era chata pra comer, e não gostava do lombo nem do rabo de nenhum tipo de peixe. Pra eu poder comer, tinha que ser a costela ou a cabeça. Se bem, que o Tambaqui da Tia Naiara tá sem ela, então nesse caso, eu só comeria a costela.

       Mas sempre gostei mais da cabeça, cozida, frita ou assada, era ela que vinha pro eu prato, e no caso do Tambaqui, ela é enorme, Minha mãe até já sabia, quando tinha Tambaqui pra comer no almoço, ela já gritava pra todo mundo: 

       -Deixa a cabeça pro chato daquele curumim, se não aquela peste vai reclamar o dia inteiro na minha cabeça, e ainda não vai comer nada, porque aquilo é chato que dói!

        Ai, quando eu chegava pra almoçar, ela se sentava na mesa, pegava a cabeça inteira do Tambaqui, começava a desossar, e ia separando a carne no prato, depois pegava um pouco de cebolinha, cebola branca e chicória, um pouco de azeite, e amassava com farinha de mandioca e me dava na boca aqueles rolinhos que ela fazia amassando com a mão. Aquilo eu comia até suspirando de tão gostoso que era!

        Mas, a melhor parte, era quando eu terminava de comer, e ela perguntava: 

        -Tu quer que eu amasse o olho do peixe também? 

        -Quero sim mãe! Mas quero a senhora amasse com farinha e sal, não quero nada de folha e cebola junto! -Eu era assim, chata pra cacete pra comer.

        Então, ela pegava o dois olhos do Tambaqui que são enormes, e assava só com farinha e sal, e me dava pra comer. O sabor do olho do Tambaqui é mais gostoso do que a própria carne dele. Dá vontade de comer só o olho em vez da carne. O olho é muito gostoso, só a cor que é um pouco estranha, pois quando se estoura o olho, a farinha fica preta, ai, a gente fecha o olho e  abre a boca. Hum...Aquilo dar vontade de comer só olho de Tambaqui amassado com farinha e sal!




Google+ Badge

Google+ Followers

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguidores

Follow by Email

Google+ Followers