BOAS VINDAS!

Obrigada por visitar meu blog! Espero que tenha gostado! Dúvidas e comentários serão respondidos com atenção. Para ler todos os posts de uma história, é só clicar nos marcadores!



YAMÊ ARAM

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

QUIABO AMAZONENSE

       
       
          Foi aqui em Minas que vi pela primeira vez se comer quiabo com frango, lá na minha terra, a gente come é com peixe salgado cozido. Curimatã salgada, pirarucu salmoirado, jaraqui, surubim, mapará, tudo quanto é peixe salmoirado o quiabo é bom colocar no cozido.

           Lá no Amazonas, a gente quase não come esse quiabo que se come aqui em Minas, é muito pequeno e leva muito quiabo pra se fazer uma caldeirada ou um peixe cozido. O quiabo de lá é metro, enorme o bicho, aquilo desce até o chão, dois só já dá pra fazer o cozido de peixe salmoirado com quiabo-de-metro.


           Acho que caboclo nem sabe que pode comer quiabo com galinha. Aliás, tudo lá come galinha, nunca vi coisa igual, até sucuriju sobe pra pegar elas no poleiro. Mucura então, essa mesmo pega até de dia na frente da gente. Aí tem também o Gavião Real que não come pinto, mas adora uma galinha. Morcego que chupa as bichas até matar. São muitos os predadores das pobre coitada!

           Mas, peixe seco do varal, só umas moscas que voam por cima, só enquanto o bicho tá molhado, depois que seca elas somem. Quem não tem peixe seco em casa, compra no mercado, lá é cheio de tudo quanto é tipo de peixe, fresco e salgado.

           A primeira vez que comi peixe salmoirado com quiabo-de-metro, foi um dia que a Dona Ana Caia nos convidou pra irmos em sua casa, e o ser Raimundo, o esposo dela, tinha matado um pirarucu enorme, de uns quase cem quilos, e ela tinha salmoirado a cabeça do bicho, as tripas e a guelra.
Assim que chegamos no porto da casa deles, Dona Ana Caia já gritou de lá de cima: -Hoje você vão comer uma cabeça de pirarucu salmoirada com quiabo-de-metro! Vocês comem?

            -Claro Dona Ana Caia! -Respondeu de dentro do casco a minha mãe.

Google+ Badge

Google+ Followers

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguidores

Follow by Email

Google+ Followers