BOAS VINDAS!

Obrigada por visitar meu blog! Espero que tenha gostado! Dúvidas e comentários serão respondidos com atenção. Para ler todos os posts de uma história, é só clicar nos marcadores!



YAMÊ ARAM

quinta-feira, 17 de julho de 2014

FAROFA DE MOELA DE JARAQUI

       
   
      Todo mundo acha que é só galinha que tem moela, isso é uma mentira, peixe também tem. O Jaraqui, um peixe típico do Amazonas, além de possuir uma carne saborosíssima, tem moela, que mais parece uma sanguessuga, compridinha.

       No Paraná do Moura, quando chegava época dos cardumes de jaraqui aparecer, eu ficava toda empolgada, principalmente quando o Benben ia pescar, ele amarrava os mexericos na folha do capim arroz, vários de única vez, e quando o jaraqui começava chupar o tucumã piranga, ele puxava de uma única vez, uns dez a doze jaraqui. Tinha dia, que ele chegava a pegar tanto peixe, que eram necessárias, várias pessoas para cuidarem dos peixes todos.

       Eu sempre ficava do lado girau, esperando quem tava cuidando dos peixes, tirar o bucho deles, e colocar do lado. Geralmente se joga fora o  bucho dos peixes, mas eu, nunca deixava que jogassem fora o bucho do jaraqui. Eu pegava o bucho e retirava todas as moelas, depois, limpava todas elas, partindo no meio, e deixando bem limpinha. Ai, eu colocava de molho na água com limão, durante uma meia hora.

       Depois, eu lavava todas as moelas, temperava com pimenta do reino, socada na hora, com uns três dente de alho, um pouco de sal, e fritava com banha de porco, numa frigideira velha que tinha lá em casa. Quando ela já tava bem fritinha, eu coloca a farinha de mandioca, daquela bem amarelinha, e do bago graúdo, deixava a farinha ficar bem torradinha, e no final colocava umas folhas de cicória, coentro e alfavaca, bem picadas.

       Pronto, estava pronta minha farofa de moela de jaraqui. Minha mãe sempre me xingava, mas, era só colocar na mesa, que  todo mundo comia sem reclamar. Eu gostava de comer a farofa, era mesmo com o jaraqui assado, ficava simplesmente perfeito. Uma delícia, daquelas que deixava a gente com a barriga estufada, de tanto que o caboclo come. É assim, que eu gostava de comer jaraqui assado, com farofa de moela bem gostosa!


Google+ Badge

Google+ Followers

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguidores

Follow by Email

Google+ Followers