BOAS VINDAS!

Obrigada por visitar meu blog! Espero que tenha gostado! Dúvidas e comentários serão respondidos com atenção. Para ler todos os posts de uma história, é só clicar nos marcadores!



YAMÊ ARAM

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BAT TAMUATÁ

              Esse peixe é um cascudo, só não dói. Na realidade é uma delícia do Amazonas, e dá a partir de setembro até meados de novembro, as vezes, até mais, dá até o fim do ano. Olha, tem muito peixe bom nessas águas!

              Os de água preta são saborosíssimos, mas, os de água barrenta não perdem em nada, até mesmo o sabor de terra em suas carnes tem um gostinho todo especial, no caso do Tamuatá, se espera ansiosamente por sua temporada, é um acontecimento quando se chega no mercado ou nas beiradas do Rio Amazonas e tem Tamuatá pra vender, ninguém compra outro peixe a não ser este.

               Tamuatá é bom cozido, e se coze com escama e tudo, nem o bucho se tira, a guelra também é mantida, um tempero aparte, e se ele tiver ovado, melhor ainda, é outro caviar do estado amazonense. O Tamuatá é blindado, acho que o Batman também iria gostar, quem sabe até usaria esse peixe como modelo para criar um Bat Aquático, sua aparência é pré-histórica, mas, o sabor é presente.

               É bom cozido, a gente come uns dez de uma vez só, o garfo entra por baixo e tira a casca com facilidade, que se junta como quebra cabeça. Mas, os caboclos sabem fazê-lo melhor, a comida deles é mais gostosa, eu adoro! Tamuatá cozido ovado no Tucupí com Jambuí é mais amado que veado caçado com cachorro na mata.

               A carne dele é amarela, com uma listra preta do lado, essa mistura é perfeita, a ova também segue o mesmo padrão de cores, a cabeça também é gostosa, adoro cabeças! A guelra nem se fala, se mastiga chupando, o bucho também é bom, mesmo com merda e tudo, no Tamuatá tudo se come, até as escamas dá pena de jogar fora. Dá-lhe Tamuatá cru, depois dou um cozido pra comer.

Google+ Badge

Google+ Followers

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguidores

Follow by Email

Google+ Followers